Por Beth Barra – Hoje em Dia
(foto de capa)
Iman Whitfield passeia de skate, sem sapatos, ao participar do One Day Without Shoes
Andar descalço para ajudar crianças pobres de todo o mundo. Essa é a ideia de “Um Dia Sem sapatos” (One Day Without Shoes), projeto da TOMS, fabricante de calçados dos Estados Unidos. No último dia 16 de abril, milhares de pessoas de países da Europa e dos estados Unidos, onde o movimento é mais conhecido, saíram para seus afazeres descalços.
Cidades como Nova York, Los Angeles, Toronto, Londres, Amsterdã, Seul e Tóquio, ficaram com as ruas cheias de “pés descalços”.
O evento tem a proposta de sensibilizar as pessoas para três questões que atrapalham o desenvolvimento das crianças: saúde, educação e autoestima (gostar da gente mesmo).
De acordo com dados do site www.OneDayWithoutShoes, milhões de crianças vivem sem calçados adequados, expondo-se, todos os dias, a ferimentos, infecções e doenças. Com a campanha, o TOMS incentiva as pessoas a fazerem doações diretamente para organizações de apoio à infância.
O fundador da TOMS e organizador da doação de sapatos e da campanha é Blake Mycoskie. Ele teve a ideia e a colocou em pratica em 2006, no campos de uma universidade norte-americana, com estudantes e professores descalços.
Seis anos depois, “Um Dia Sem Sapatos” tornou-se conhecido mundialmente, até mesmo no Brasil. “Tire os sapatos e chame a atenção para tantas crianças que não têm escolha e saem sem sapatos todos os dias”, disse ele, quando anunciou a data do evento em 2013.
Tudo começou em 2006, quando Blake conheceu algumas crianças em um vilarejo na Argentina. Elas não tinham sapatos e viviam expostas a riscos o tempo todo. Logo depois, ele criou a loja TOMS e o “one for one” – para cada par comprado na loja, uma criança carente ganha também um par de sapatos.
No site OneDayWithoutShoes.com (em inglês) tem muitas informações sobre a campanha e como ajudar as crianças pobres do mundo. Há um link, com kit de bricolagem: dá para imprimir etiquetas e stenclis para estampar t-shirts, uma forma de espalhar o movimento na cidade onde se vive.
Hoje, a TOMS se conecta, também a uma rede de organizações humanitárias – os Parceiros Giving, que trabalham com crianças carentes em mais de 50 países. Quanto à distribuição dos sapatos, os custos são cobertos pela loja.
Por isso, a TOMS não aceita doações em dinheiro e sugere que as pessoas visitem o blog (http://blog.toms.com/tagged/giving), onde estão listadas as organizações com quem trabalha e a quem podem ser encaminhadas doações.
Andar descalço para ajudar crianças pobres de todo o mundo. Essa é a ideia de “Um Dia Sem sapatos” (One Day Without Shoes), projeto da TOMS, fabricante de calçados dos Estados Unidos. No último dia 16 de abril, milhares de pessoas de países da Europa e dos estados Unidos, onde o movimento é mais conhecido, saíram para seus afazeres descalços.
Cidades como Nova York, Los Angeles, Toronto, Londres, Amsterdã, Seul e Tóquio, ficaram com as ruas cheias de “pés descalços”.
O evento tem a proposta de sensibilizar as pessoas para três questões que atrapalham o desenvolvimento das crianças: saúde, educação e autoestima (gostar da gente mesmo).
De acordo com dados do site www.OneDayWithoutShoes, milhões de crianças vivem sem calçados adequados, expondo-se, todos os dias, a ferimentos, infecções e doenças. Com a campanha, o TOMS incentiva as pessoas a fazerem doações diretamente para organizações de apoio à infância.
O fundador da TOMS e organizador da doação de sapatos e da campanha é Blake Mycoskie. Ele teve a ideia e a colocou em pratica em 2006, no campos de uma universidade norte-americana, com estudantes e professores descalços.
Seis anos depois, “Um Dia Sem Sapatos” tornou-se conhecido mundialmente, até mesmo no Brasil. “Tire os sapatos e chame a atenção para tantas crianças que não têm escolha e saem sem sapatos todos os dias”, disse ele, quando anunciou a data do evento em 2013.
Tudo começou em 2006, quando Blake conheceu algumas crianças em um vilarejo na Argentina. Elas não tinham sapatos e viviam expostas a riscos o tempo todo. Logo depois, ele criou a loja TOMS e o “one for one” – para cada par comprado na loja, uma criança carente ganha também um par de sapatos.
No site OneDayWithoutShoes.com (em inglês) tem muitas informações sobre a campanha e como ajudar as crianças pobres do mundo. Há um link, com kit de bricolagem: dá para imprimir etiquetas e stenclis para estampar t-shirts, uma forma de espalhar o movimento na cidade onde se vive.
Hoje, a TOMS se conecta, também a uma rede de organizações humanitárias – os Parceiros Giving, que trabalham com crianças carentes em mais de 50 países. Quanto à distribuição dos sapatos, os custos são cobertos pela loja.
Por isso, a TOMS não aceita doações em dinheiro e sugere que as pessoas visitem o blog (http://blog.toms.com/tagged/giving), onde estão listadas as organizações com quem trabalha e a quem podem ser encaminhadas doações.