Como as suas atitudes e seu comportamento podem influenciar os seus familiares e amigos?
O contágio do estresse é real. Quando uma ameaça generalizada surge, o estresse se espalha como uma infecção secundária. Como indivíduos, somos afetados pelos pensamentos e sentimentos que as pessoas expressam, sejam razoáveis ou não. (Sem mencionar fontes de mídia que farão de tudo para prender nossa atenção e nos alimentar com sua mensagem).
De repente, não estamos apenas lidando com a principal ameaça, mas também com uma série de estressores criados artificialmente. Pode ser um ataque de várias vias à nossa saúde mental e emocional, mesmo quando estamos bem. Mas não precisamos ficar imóveis e pegá-lo.
Se você está lendo isso, provavelmente é uma das raras pessoas que buscam maior consciência e capacidade através do seu autoconhecimento e identidade. Conhecimento é poder, e entender a si mesmo e aos outros oferece uma perspectiva especial – e oportunidades únicas.
A mensagem que oferecemos aqui é que você tem qualidades que podem melhorar uma situação difícil e devem ser utilizadas.
Isso não significa que você precisa ser um herói ou alcançar algum objetivo importante. Simplesmente sair da cadeia de contágio de estresse já é uma grande conquista. Conhecer seus traços de personalidade ajuda a gerenciar sua atitude, o que é um ótimo começo para ajudar você, seus entes queridos e, finalmente os demais.
Claro, existem outras maneiras de fazer a diferença. Ações específicas de ajuda aos demais dependem de suas circunstâncias, mas uma abordagem geral que se adapta ao seu tipo de personalidade o fortalecerá. Uma crise é um excelente momento para reconhecer e confiar nas características natas que você (e as pessoas a seu redor) possuem.
Aqui, veremos algumas das amplas forças dos tipos de personalidade no contexto de crise. Esperamos que ajude você a apreciar as melhores qualidades em si e nos outros e usá-las para melhorar sua situação.
Não tem certeza do seu tipo de personalidade ou de outra pessoa?
Faça o teste de personalidade gratuito, pode ajudá-lo a entender.
https://www.16personalities.com/
Vamos considerar como cada grupo de papéis da personalidade brilha em uma crise.
Diplomatas
Tipos de personalidade diplomática: Advogados (INFJ) , Mediadores (INFP) , Protagonistas (ENFJ) , Ativistas (ENFP)
Os diplomatas tendem a se concentrar nos aspectos humanos de uma situação. Quando todo mundo está se preocupando com questões práticas (ou elas mesmas), um diplomata pode parar e perguntar como você está. O valor desse tipo de atendimento básico direto em uma situação estressante não pode ser exagerado.
Assuntos técnicos e práticos podem ser críticos, mas, embora essas medidas busquem proteger a saúde física, os diplomatas podem dar um passo além para proteger também a saúde emocional das pessoas. Eles podem ajudar a manter uma certa dignidade e qualidade de vida, não apenas a sobrevivência. E isso vai além das interações pessoais – também colore sua visão do futuro e quais objetivos devem ser priorizados.
Em uma crise, os diplomatas são adequados para detectar os estados emocionais das pessoas. Pode ser um pouco estereotipado sugerir que os tipos de personalidade em sentimento assumem um papel de consolador, mas a verdade é que geralmente são bons nisso, e isso é uma coisa desesperadamente necessária. A atitude carinhosa de um diplomata pode ser a cola que mantém as pessoas unidas em uma crise.
Isso pode exigir que os diplomatas mantenham sua própria imaginação sob controle. Os medos tendem a influenciar falsamente as percepções da realidade, e tipos intuitivos, como os diplomatas, podem facilmente se envolver em fantasias negativas, desencadeadas pelas mais finas razões ou possibilidades.
Em uma crise, coisas terríveis podem acontecer, mas elas não precisam reivindicar a propriedade dos pensamentos dos diplomatas. Essas personalidades têm agilidade mental para reconhecer ciclos improdutivos de feedback interno em si e nos outros. Qualquer padrão de pensamento que se sustente excluindo outros fatores, incluindo a realidade externa, pode levar a danos.
Por exemplo, muita esperança: o otimismo de autorreferência levado longe demais pode resultar em riscos ignorados, más decisões e calamidade. Ou, pouca esperança: alguém pode cair tão profundamente em dúvida que não se esforça o suficiente por problemas que tem o poder de superar.
Uma maneira de combater isso é focar mais nos aspectos reconfortantes das probabilidades mais amplas do que nos aspectos preocupantes das meras possibilidades. Os diplomatas podem fazer a diferença apontando o positivo porque, francamente, é bastante saudável esperar pelo melhor, mesmo mantendo um olho nos riscos. A quantidade certa de esperança pode manter as pessoas energizadas e se defender do desespero.
Haverá muitas mensagens negativas flutuando em uma crise, algumas delas contendo uma parte da verdade. Mas isso não é motivo para deixar a esperança de lado ou deixar alguém fazer isso. Não há melhor uso da imaginação do que acreditar, insistir e buscar um resultado positivo, e não há tipos de personalidade mais capazes de espalhar essa mensagem do que os diplomatas.
Analistas
Tipos de personalidade de analistas: arquitetos (INTJ) , lógicos (INTP) , comandantes (ENTJ) , debatedores (ENTP)
Os tipos de personalidade de analistas são frequentemente retratados como intelectuais e desapegados, mas são apenas lentes através das quais expressam pensamentos e sentimentos normais. Em uma crise, eles devem lidar com a emoção tanto quanto qualquer um. No entanto, sua abordagem única da vida afeta sua resposta e seu ponto de vista.
Os traços de pensamento e intuitivo motivam os analistas a buscar informações que os ajudem a ver uma perspectiva e um curso de ação que faça sentido para eles. De certa forma, eles costumam moderar e abordar seus impulsos emocionais, como o medo, com os fatos. Compreender o que está acontecendo os ajuda a compor seus sentimentos, pensamentos e ações.
Essas personalidades podem ser incrivelmente valiosas em uma crise, avaliando objetivamente as situações e divulgando informações úteis. Quando todo mundo está em pânico ou tirando conclusões precipitadas, os analistas podem fazer um imenso bem, mantendo calma e razoavelmente as verdades úteis. Esses tipos se destacam em separar a ficção do fato e têm um certo nível de conforto com coisas desagradáveis que às vezes precisam ser enfrentadas.
Os analistas não podem apenas ajudar a descobrir uma boa maneira de melhorar uma situação – eles podem até ajudar a garantir que tudo corra bem. Sua imaginação os ajuda a identificar problemas antes que eles existam. Eles estão sempre fazendo matemática mental sobre probabilidades, riscos e possíveis soluções. Tais habilidades aplicadas ao bem maior podem mover montanhas.
Ao compartilhar as decisões e o apoio do grupo, os analistas podem ajudar não apenas contribuindo com ideias e planos, mas também intervindo para alcançá-los em cooperação. Isso pode exigir um pouco de paciência, porque essas personalidades costumam fazer as coisas da maneira que acharem melhor. Mas quando eles cortam os outros – e reconhecem seus próprios limites – eles se tornam uma parte crítica da solução para qualquer crise.
Talvez o mais importante de tudo seja que os analistas podem reconhecer que uma situação de crise é um bom momento para estar mais consciente das emoções do que o normal – delas e de outras. O estresse e a preocupação podem se manifestar de maneiras surpreendentes, e é racional encarar esses sentimentos em vez de deixá-los apodrecer e piorar as coisas. Simplesmente falar sobre o que está acontecendo lá dentro pode trazer grande alívio para as pessoas em crise e aproximá-las de maneiras que as ajudem a progredir.
Sentinelas
Tipos de personalidade sentinela: Logísticos (ISTJ) , Defensores (ISFJ) , Executivos (ESTJ) , Cônsules (ESFJ)
Uma das maiores virtudes que os Sentinelas possuem é a capacidade de manter o foco nas necessidades imediatas e tangíveis sob estresse. Em uma crise, essas personalidades geralmente são as primeiras a considerar maneiras práticas de melhorar a situação, em vez de serem consumidas com especulações. Essa atitude também pode ajudar a manter os outros fundamentados – uma coisa muito importante quando a incerteza e o risco podem distrair alguém.
Como os Sentinelas podem expressar os traços de Pensamento ou Sentimento com mais força, eles podem responder e agir de maneira diferente em uma crise. Alguns podem mostrar mais empatia e preocupação pelas pessoas diretamente, enquanto outros podem buscar soluções técnicas mais desapegadas. Mas o que esses tipos têm em comum é como eles confiam na sabedoria comprovada e nos métodos estabelecidos para orientar suas ações.
Às vezes, a inovação é a chave para grandes avanços, mas quando aspectos básicos de saúde e bem-estar são ameaçados, uma abordagem confiável e passo a passo pode ser importante. Por um lado, diminui o impacto dos erros; um salto ousado na direção errada pode ser devastador quando assuntos importantes estão em jogo. Os Sentinelas favorecem o progresso constante, o que ajuda a reduzir a indecisão – ou decisões ruins.
Ao planejar para si mesmos, suas famílias ou como parte de um grupo ou organização, os Sentinelas podem adicionar uma dose valiosa de sensibilidade criteriosa ao processo de tomada de decisão – incluindo saber quando simplesmente ser paciente. Eles veem a diferença entre ideias teóricas e comprovadas e podem ajudar outras pessoas a equilibrar sua imaginação e se concentrar nos assuntos em questão.
E quando chega a hora de agir, os Sentinelas realmente mostram seu verdadeiro valor. Independentemente de como sejam socialmente energéticos, esses tipos de personalidade possuem um senso de dedicação àqueles com quem se preocupam. Eles trabalham com determinação quando sentem que estão no caminho certo, e isso compensa com resultados positivos, o que, por sua vez, lhes proporciona um profundo sentimento de satisfação. É um ciclo lindamente produtivo.
O estilo do Sentinelas nem sempre é chamativo, mas outros tipos de personalidade podem procurar um exemplo estelar de como fazer as coisas. A conversa é barata em uma crise e pode até aumentar o medo e a confusão. As ações intencionais dos Sentinelas se destacam como algo sólido, do qual todos podem não apenas se beneficiar, mas também se confortar.
Exploradores
Tipos de personalidade do Explorer: Virtuosos (ISTP) , Aventureiros (ISFP) , Empreendedores (ESTP) , Animadores (ESFP)
Mesmo quando uma crise está prevista, o estresse de lidar com mudanças grandes ou rápidas pode se tornar uma fonte de trauma. Mas, graças à sua característica de Prospecção , os Exploradores são abençoados com a capacidade de lidar com mudanças que superam a maioria dos outros tipos. Eles têm as mesmas reações emocionais que todos, mas seu tempo de recuperação pode ser mais curto.
Isso é mais do que apenas uma vantagem pessoal, no entanto. Os tipos de personalidade dos exploradores podem se encontrar na vanguarda de uma crise, sofrendo mudanças como uma onda, mas mantendo a cabeça acima da água, apesar de tudo. Isso os coloca em uma excelente posição para cuidar de outras pessoas que podem estar se afogando em confusão ou medo.
Por serem flexíveis em sua abordagem, os Exploradores podem ajudar a si mesmos e a outros a se adaptarem mais rapidamente a circunstâncias estressantes, o que é muito mais crítico do que parece. De fato, avaliar e reagir rapidamente às ameaças é a marca do excelente gerenciamento de crises, seja em escala social ou dentro de uma única família.
No entanto, os exploradores não são tão dedicados a voos de fantasia – ou fantasia medrosa – quanto seus primos intuitivos. Suas mentes estão abertas, sim, mas essas personalidades observadoras tendem a se concentrar menos no desconhecido ou no convencional, e mais em como utilizar os recursos disponíveis para superar de maneira inteligente o que está diante deles. Isso pode ser uma grande ajuda quando as opções e os recursos são limitados.
As excelentes capacidades dos exploradores vão além do pensamento. Até os Exploradores Introvertidos têm uma espécie de disposição no momento para envolver tarefas, objetivos e ideias que geralmente levam ao progresso no mundo real. Em vez de refinar um plano no menor grau, esses tipos mal podem esperar para colocá-lo em ação, porque só então eles sentem uma sensação de recompensa.
Assim, enquanto outros podem se envolver em estágios de planejamento, se preocupando com as consequências ou considerando abordagens teóricas, os Exploradores tendem a mergulhar e fazê-lo. Tomando essa abordagem por conta própria, eles podem se manter à frente de uma crise ou superá-la. Executando uma resposta pronta como parte de um grupo, eles podem ajudar todos da mesma maneira.
Os exploradores podem maximizar sua contribuição para a comunidade levando adiante esse espírito de ação, mesmo quando não são a fonte de um plano. Quando eles assumem uma tarefa ou objetivo, quaisquer que sejam os limites, eles encontrarão sua própria maneira de fazê-lo e todos serão beneficiados.
Pensamentos finais
Não existe uma característica que não possa ser aproveitada para melhorar as coisas quando seu mundo está desmoronando. O medo que sentimos é uma coisa universal e os riscos que enfrentamos juntos. Mas a maneira como derrotaremos essas coisas pode ser tão individual quanto nós.
Há uma forte necessidade agora de aproveitar nossas melhores qualidades e dominar nossas piores. Em uma crise, você pode se ver de maneira diferente. Compreender sua personalidade pode ajudar essa visão a ser apropriada e positiva.
Portanto, nestes tempos difíceis, convidamos você a refletir sobre o seu tipo de personalidade . Você também pode aprender sobre os tipos de personalidade das pessoas mais próximas a você, para trabalhar em conjunto e apoiar-se ainda melhor.