- Posição – Este é o nível mais básico de liderança. Você tem um título e é isso. Você só será capaz de liderar com base naquilo que o título lhe permite conduzir. Sua autoridade só vai tão longe quanto o título e as pessoas só segui-lo na medida em que permite o seu título.
Um exemplo disto seria um gerente de primeiro nível em uma empresa. Pessoas que você está gerenciando farão apenas o suficiente para agradar você. Está apenas levando-os em nome e sua alavancagem é apenas aquilo que a autoridade foi dada a você por cima.
- Permissão – É quando as pessoas começam a segui-lo porque querem. Este é o verdadeiro começo de influência. Você pode realmente começar a crescer como pessoa e organização quando as pessoas o seguirem voluntariamente.
- Produção – As pessoas começam a produzir e segui-lo por causa do que eles vêem que você está fazendo para a organização. As pessoas gostam do que fazem e também contribuir si.
- Desenvolvimento de Pessoas – Neste ponto da liderança, você tem outros seguindo-lo por causa do que você fez para eles pessoalmente. Você derramou em outras pessoas e elas estão crescendo em direção si.
- Pessoalidade – Este é o auge de liderança e ocorre quando as pessoas segui-lo com base em quem você é e o que você representa ou defende. John Maxwell diz que este nível é reservado para as pessoas que passaram anos de crescimento e outros de sua organização. Muito pouca gente faz isso a esse nível.
A liderança é a capacidade de influenciar os outros é uma obrigação para quem quer vencer na vida. Sua capacidade de ter relacionamentos bem sucedidos, um trabalho bem-sucedido ou negócio e sua satisfação geral com a vida, terá algo a ver com a sua capacidade de influenciar os outros e a si mesmo.