Fonte: http://destinonegocio.com/br/gestao/o-que-fazer-e-o-que-nao-fazer-ao-assumir-uma-nova-equipe/
Vivo negócios
Autor: Anselmo

Você acaba de ser promovido ou de herdar a gestão dos negócios da família. Está cheio de ideias, quer renovar processos, ampliar a empresa, prospectar clientes, mas se vê diante de uma encruzilhada. Está assumindo uma nova equipe, virou chefe e está inseguro por não saber agir com os que serão, agora, seus subordinados. E agora?

“O crescimento das companhias e de seus negócios favorece o surgimento de novas equipes e a necessidade urgente de gestores. Dentro desse panorama, as promoções são frequentes e muitos profissionais lidam com a posição de líderes pela primeira vez“, afirma Ana Guimarães, especialista em recrutamento para o mercado financeiro na Robert Half, empresa de recrutamento que possui mais de 400 escritórios em todo o mundo.

Ao assumir uma nova equipe, o gestor precisa saber delegar tarefas. Foto: iStock, Getty Images

“Na maior parte das vezes, quem acaba de assumir um cargo de gestão é um profissional que se destacou tecnicamente ou que normalmente já é reconhecido como um líder natural da equipe. Ou seja, a promoção para o cargo de coordenador ou gerente é um reconhecimento natural“, afirma.

O que fazer ao assumir uma nova equipe?

Mesmo que seja um reconhecimento natural, é bastante comum o profissional mostrar insegurança ao assumir a gestão de uma nova equipe. Para Ana, quem assume esse cargo pela primeira vez pode seguir algumas dicas.

“Como gestor, o profissional precisa ter em mente que conhece as dificuldades de seus subordinados – afinal, já foi um deles. Por esse motivo, a função do líder é ajudar a sua equipe a melhorar suas deficiências e a aprender coisas novas”, afirma.

Além disso, observar outros líderes da empresa, que são modelos de gestão de pessoas e que apresentam bons resultados, pode trazer benefícios a quem está assumindo essa responsabilidade pela primeira vez. Saber delegar também é uma atitude importante.

“Um gestor recém-promovido é um profissional que está acima da média do restante da equipe como executor. A partir do momento em que se torna chefe, o desafio é evitar assumir as tarefas de toda a equipe, já que muitos não conseguem fazer no mesmo ritmo e com a mesma qualidade”, orienta.

E o que evitar?

Tão importante quanto saber como agir frente a uma nova equipe é saber como não agir. Veja algumas dicas sobre o que evitar fazer ao assumir um cargo de gestão:

  1. Enxergar os funcionários apenas como subordinados, e não como parte importante de uma engrenagem.
  2. Falar uma coisa e fazer outra.
  3. Não dedicar tempo às pessoas da nova equipe.
  4. Assumir você mesmo uma tarefa delegada a alguém do time.
  5. Colocar rótulos (competente, incompetente, preguiçoso) nas pessoas da equipe.

Outro fator muito importante é entender que você também, como gestor, está em formação, e deslizes podem ocorrer. “A troca com a equipe é muito enriquecedora – é ela que vai ajudar o novo chefe a se formar. O nível de cobrança interna é muito grande, mas o retorno pode ser compensador. Afinal, bons líderes são reconhecidos por reter e atrair pessoas, e essa capacidade é extremamente valorizada pelo mercado”, afirma a especialista de recrutamento.