Começando o Dia

Neste primeiro passo, vamos te ajudar a dar uma turbinada em sua produtividade com dicas e recomendações de Tim Ferris, autor e investidor que abriu as portas da produtividade à milhões de pessoas com best-sellers como Trabalhe 4 Horas por Semana.

Primeiro o mais importante! Como você deveria ordenar suas prioridades? Para ter sucesso na produtividade, comece o dia com essas 5 dicas:

1. Comece o dia com o “Diário de 5 Minutos”.
Somente alguns minutos de cada manhã podem economizar horas de tempo perdido ou esforço fragmentado por dia. Escreva tudo que pretende fazer nesse dia e tenha consciência total do que te espera.

2. Faça as coisas certas, não necessariamente faça tudo bem feito.
Tem coisas que você precisa fazer, sem as quais seu trabalho não vai acontecer da maneira certa. Faça o que é realmente importante e não perca tempo demais querendo fazer com perfeição tarefas que não vão ter o mesmo efeito na produtividade e nos resultados da empresa.

3. O certo é o chato, o chato é o certo!
Tem uma série de tarefas pela frente a cumprir e não sabe por onde começar? Comece pela mais desconfortável, isso inclui muitas vezes aquela tarefa que tem uma chance de rejeição, dor ou fracasso.

4. A tarefa mais importante do dia.
Reserve pelo menos 60 minutos de manhã antes de olhar seus e-mails para fazer suas tarefas mais importantes/desconfortáveis. Aquela que até pode te deixar em apuros se não fizer direto. Ela merece muito mais atenção que as outras!

5. Determine uma ação física ao mudar de tarefa/contexto.
Uma ação que irá tomar 20 minutos ou menos, em seguida execute-a. Por exemplo, “limpar minha mesa” é amplo demais. Precisa ser extremamente fácil de fazer sem que você tenha que parar para pensar. Por exemplo “digite todos os bilhetes no computador e jogue o papel fora” ou “Pegue todos os papéis, e guarde para escanear depois no Evernote às 17:00” (não esqueça de fazer um lembrete.

Esse artigo foi escrito por Amanda Alvernaz, da Trello.
Post publicado originalmente em maio de 2016, e atualizado e revisado em junho de 2019.